Neuromarketing: o que é e qual a importância para o seu negócio
Neuromarketing: o que é e qual a importância para o seu negócio

Gostaria de ser uma mosquinha para saber o que passa na cabeça dos consumidores? Bom, essa façanha ainda não foi possível alcançarmos, mas existe outra tão boa e eficaz quanto: o neuromarketing. Já tinha ouvido falar?

 

Levando em conta que as emoções são os primeiros elementos que surgem antes da decisão de compra, para só depois os sentimentos racionais começarem a dar seus primeiros sinais de influência, fica explícito a necessidade de, como marca, entender mais a fundo o que permeia o comportamento do consumidor, do que apenas se basear naquilo que as pesquisas de mercado apontam. Elas são importantes, sim, mas não são tudo. É preciso ir mais a fundo.

 

Acompanhe esse artigo para entender o que é neuromarketing e quais os benefícios da neurociência aplicada às estratégias de vendas e ações do seu negócio. Confira!

 

O que é neuromarketing?

 

O neuromarketing é um estudo que teve seu início na década de 90, visando entender e mapear o comportamento do consumidor mediante às experiências de compra. Para isso, passaram a ser utilizados diversos métodos como a análise da atividade cerebral, a partir de ressonância magnética, e biometria, que pode incluir medição da frequência cardíaca, rastreamento ocular, codificação facial, dentre outras.

 

É a partir do sucesso deste estudo e dos resultados adquiridos ao longo dos anos, que hoje contamos com inúmeras estratégias, comprovadamente eficazes, que nos permitem unir a neurociência ao marketing. 

 

Uma vez que, só compreendendo as motivações ativadas no subconsciente dos consumidores – sobretudo baseadas nas emoções como pensamentos, sentimentos e desejos que impulsionam as decisões de compra – , é possível saber a melhor maneira de estimular esses fatores de forma assertivas, para obter ganhos substanciais na venda do um produto ou serviço.  

 

A importância do neuromarketing para o seu negócio

 

O neuromarketing se faz importante para ajudar a compreender que, apesar dos fatores racionais do ser humano, milhares de outros não racionais são responsáveis pelas escolhas e interesses de cada um em relação a uma marca específica e, saber identificar quais os pontos de conexão entre sua marca e o consumidor, é o que vai fazer toda a diferença para uma relação consistente.

 

Um grande exemplo da importância do neuromarketing para um negócio é o case Coca-Cola (New Coke), que surgiu lá em 1985, após um teste às cegas para medir a preferência dos consumidores entre os dois principais refrigerantes da época: Coca-Cola vs. Pepsi, que funcionou basicamente assim:

 

Sem poderem ver os rótulos, foi feito um teste às cegas de degustação, onde os consumidores escolhiam o seu refrigerante preferido apenas pelo sabor e, para a infelicidade da Coca-Cola, a Pepsi foi a vencedora. 

 

Ao comprovar esses resultados com mais testes e pesquisas de mercado, a Coca-Cola resolveu, então, tomar uma ousada decisão: mudar seu sabor e seu rótulo. Não é preciso nem mencionar quão terrível foi esse erro. Os consumidores imploraram, literalmente, para a marca voltar com a antiga identidade e sabor. 

 

Foi só após esse grande fracasso que a Coca-Cola começou a se dar conta que o que ela vendia não se tratava puramente do refrigerante ou do seu sabor, mas, sim, do que ela representava. Desde então, a marca começou a adotar uma estratégia totalmente diferenciada (e que podemos notar nas ações e propagandas até hoje), nas quais não chamam a atenção para o produto, e sim para os momentos, experiências e lembranças.



Neurociência aplicada ao marketing: uma combinação que você não sabia que precisava (mas não vai mais viver sem)

 

Se até hoje você não sabia o quanto precisava dessa correlação improvável entre neurociência e marketing – que deu vida aos estudos do neuromarketing – para alavancar sua ligação com os clientes, hoje, não vai mais querer viver sem. Sabe por quê? Porque funciona!

 

Dentre as diversas estratégias de vendas focadas no neuromarketing, podemos citar: gatilhos mentais, storytelling, ciência das cores e formas, dentre outras. É preciso estudar com cuidado o que faz mais sentido para o seu negócio e para os objetivos que deseja alcançar. Mas, seja qual for a estratégia adotada, se aplicada ao marketing da sua marca de forma assertiva, os bons resultados são garantidos.

 

E para além das vendas, o caminho do sucesso que o neuromarketing nos mostra é o de conexão com o consumidor. É gerar valor ao seu produto ou serviço de uma forma emocional, transcendendo as experiências e expectativas. É fazer parte da vida das pessoas, criar memórias. 

 

Os benefícios com isso tudo são diversos, incluindo fortalecimento de marca, criação de produtos e serviços alinhados ao perfil do consumidor, experiência do usuário otimizada e personalizada, e esse é só o início. Comece hoje mesmo a adotar os ensinamentos do neuromarketing às suas estratégias e boas vendas!

Vamos
transformar

o bom em

GENIAL?!